top of page
A Coordenação Nacional da Rede Quilombação reunida no dia 20 de dezembro fez um balanço da conjuntura política deste ano que torna pública ao movimento negro organizado e todos os movimentos sociais, lideranças políticas e militantes do campo progressista do Brasil.
CARTAS & NOTAS

NOTA DA COORDENAÇÃO NACIONAL
DA REDE QUILOMBAÇÃO
DEZEMBRO|2020
•PELA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI DO SENADOR JACQUES WAGNER QUE PRORROGA O AUXÍLIO EMERGENCIAL, como meio de evitar a tragédia econômica que se aproxima.
• CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
• PELO APERFEIÇOAMENTO DA LEGISLAÇÃO ANTIRRACISTA
[Baixe o documento na íntegra]

Carta do VI Seminário Quilombação
13 DEZEMBRO DE 2019
Derrotar o neoliberalismo miliciano, em defesa da vida e da dignidade do povo negro
Os ativistas antirracistas reunidos em São Paulo no VI Seminário da Rede Quilombação manifestam coletivamente à sociedade o que se segue
1 – O Brasil passa por um momento em que o atual governo direciona suas ações para instituição de um Estado autoritário baseado na lógica punitivista combinado com um modelo ultraliberal em que a economia se concentre apenas na produção e exportação de commodities e a reprodução de riquezas se dê com base no capital especulativo e rentista.
[Baixe o documento na íntegra]

CARTA DO V SEMINARIO NACIONAL
DA REDE QUILOMBAÇAO
15 DEZEMBRO DE 2018
Os militantes reunidos no dia 15 de dezembro de 2018, na sede da Ação Educativa, em São Paulo, publicamente manifestam as seguintes posições quanto a atual conjuntura do país:
1. O Brasil é uma nação cujo sistema capitalista foi construído sobre abase do escravismo e, em função da abolição de 13 de maio de1888 ter sido realizada de forma inconclusa, sem a implantação depoliticas de inclusão plena de negras e negros na sociedade; odesenvolvimento do capitalismo brasileiro caracteriza-se por umaexploração brutal dos trabalhadores pobres...
[Baixe o documento na íntegra]

NOTA DA COMISSÃO POLÍTICA DA REDE QUILOMBAÇÃO SOBRE A EXECUÇÃO DE MILTON DINHO
24 DEZEMBRO DE 2018
A Rede Quilombação manifesta o seu mais profundo pesar e veemente repúdio pela execução covarde por parte da Polícia Militar de Milton Dinho, militante da Unegro na cidade paulista de Sorocaba, no dia 23 de dezembro.
Dinho era um jovem negro do movimento hip hop e a ação da polícia foi motivada pelo mais puro racismo. A sua morte se soma às de milhares de jovens mortos nas periferias pelo sistema uma vez que como a Rede Quilombação tem dito há tempos, a democracia não chegou para o povo da periferia...
[Baixe o documento na íntegra]

fonte: FUP - Federação Única dos Petroleiros
NOTA DA REDE QUILOMBAÇÃO
FORA TEMER, NÃO AO GOLPE, DIRETAS JÁ!
17 MAIO DE 2017
As denúncias dos empresários da JBS/Friboi que implicam diretamente o presidente Michel Temer e o senador tucano Aécio Neves, praticamente selam o final do governo golpista. Mostram que uma proposta de desmonte total não só do Estado, mas de qualquer possibilidade de um projeto de nação pode até em certo momento ter apoio da maioria da burguesia mas tem fôlego curto.
[Baixe o documento na íntegra]

CARTA DO III SEMINÁRIO QUILOMBAÇÃO
10 dezembro DE 2016
Os presentes ao III Seminário Quilombação, realizado no dia 10 de dezembro de 2016, em São Paulo, data em que se celebra os 68 anos da Declaração dos Direitos Humanos, diante dos retrocessos políticos que o país vive, declaram o seguinte:
a) LIBERDADE PARA RAFAEL BRAGA, jovem negro trabalhador vítima do desrespeito aos direitos humanos no país;
b) Opõem-se radicalmente ao governo golpista e ilegítimo de Michel Temer, imposto por um golpe parlamentar-midiático-judicial que destituiu uma presidenta legitimamente eleita pela população
[Baixe o documento na íntegra]

CARTA DE SÃO PAULO
I SEMINÁRIO QUILOMBAÇÃO
13 DEZEMBRO DE 2014
Os presentes no I Seminário Quilombação realizado nos dias 12 e 13 de dezembro de 2014, na Funarte, em São Paulo, reafirmam a sua visão de que o racismo é elemento estruturante da sociedade capitalista brasileira e que sua superação passa pela construção de um poder popular, com protagonismo de negras e negros e que articule a luta contra a opressão de raça, gênero e classe. Neste processo de construção do poder popular, os quilombativistas consideram fundamental:
1 – O combate ao genocídio da juventude negra, pela desmilitarização das polícias e pelo fim do instrumento dos autos de resistência;
[Baixe o documento na íntegra]

Fonte: El Pais
NOTA DE REPÚDIO AO CASO DE RACISMO NO EPISÓDIO ZUÑIGA/NEYMAR DO COLETIVO QUILOMBAÇÃO
07 JULHO DE 2014
O Coletivo QUILOMBAÇÃO manifesta-se publicamente o seu mais veemente REPÚDIO aos ataques racistas que estão sendo dirigidos por torcedores brasileiros contra o jogador colombiano Zuñiga (http://copadomundo.uol.com.br/.../colombiano-que-lesionou...), em função do mesmo ter lesionado o atacante brasileiro Neymar, na partida realizada no último dia 4 de julho pelas quartas de final da Copa do Mundo.
[Baixe o documento na íntegra]
bottom of page